FEEL, FELL e FILL. Qual é a diferença? – EBB #70

Tempo de leitura: 6 minutos

Feel, Fell e Fill: semelhantes só no nome – EBB #70

Welcome to English Before Bed #70! Vamos falar hoje de três palavrinhas que confundem muito na hora de escrever e de pronunciar, mas têm significados completamente diferentes: FEEL, FELL e FILL.

Qual é a diferença entre essas três palavras? Como pronunciar cada uma delas? Em qual contexto usar cada uma delas?

Vamos descobrir tudo em relação a FEEL, FELL e FILL na aula de hoje! Acompanhe aí!

E lembre-se que praticar todos os dias faz parte do processo de aprendizado! Uma sugestão, para fixar de vez esse conteúdo, é responder os desafios diários do quiz no Instagram! Lá no Insta ainda tem o resumo das aulas em vídeo para ajudar nos estudos!

Clique aqui para acessar o perfil ou procure no app por @lucasgilbertoficial.

FEEL

A palavra FEEL significa “sentir”. As pessoas são capazes de sentirem algo de diversas formas diferentes.

A primeira forma é perceber uma sensação física, vindo de alguma parte do corpo. É isso que acontece quando sentimos dor (“feel pain”), sentimos o vento batendo no nosso rosto (“feel the wind”) ou então quando sentimos um tecido ao passar a mão nele (“feel the fabric”).

Nesse último sentido, de “sentir o tecido”, além da sensação do tato, FEEL ainda dá uma ideia de “examinar”, “testar”, “verificar a qualidade”.

Imagine você indo comprar roupa e o vendedor, para te convencer a levar a peça, de diga: “sinta o tecido”. Ele não quer apenas que você tenha a sensação de encostar no tecido, mas sim que você perceba a qualidade daquilo que ele está vendendo.

Já a segunda forma de “sentir” ao usar FEEL é mais emocional, subjetivo. Estamos falando de sentir amor (“feel love”), sentir ódio (“feel hate”), dizer “eu me sinto feliz” (“I feel happy”), ou até mesmo sentir no sentido de perceber algo por instinto.

FEEL ainda pode ser usado em outras situações como, por exemplo, quando queremos dizer  “estou a fim” (feel like). I feel like drinking a beer (Eu estou a fim de beber uma cerveja).

O passado de FEEL é FELT. Já a pronúncia de FEEL é “fiiil”, ou seja, os dois “e” possuem uma pronúncia bem longa, como se fosse 3 letras “i”, e para falar o “l” no final enrolamos a língua.

Veja as frases de exemplo:

  • Tell me how you’re feeling. (Me diga como você está se sentindo).
  • Tom wants to feel important. (Tomo quer se sentir importante).
  • I barely feel the pain anymore. (Eu mal sinto a dor mais).

FELL

Já a palavra FELL não tem absolutamente nada a ver com FEEL. FELL é o passado de FALL, que significa principalmente  “cair”. FALL possui alguns outros significados, como a estação do ano “outono”, mas aqui vamos focar no principal.

FALL pode significar cair no sentido literal ou no sentido figurado. No sentido literal seria ir de um lugar mais alto para outro mais baixo devido à força da gravidade.

É o que acontece quando se cai da cama, da escada, quando se está correndo, tropeça e cai, e por aí vai.

no sentido figurado estamos falando ou de diminuição, como “a temperatura caiu”; ou de algo mais metafórico, como no caso de “ao cair da noite” (as the night fell), que dá a ideia de que a noite “chegou”.

A palavra FALL, e consequentemente FELL, pode ser combinada com outras palavras para criar expressões com diversos significados. Essas expressões vamos aprendendo com o tempo e com a prática. Apenas para ilustrar, uma das expressões mais famosas é “fall in love”, que significa “se apaixonar”.

A pronúncio de FELL já é mais curta, como se disséssemos “fél”, com o “e” curto e agudo e o “l” enrolado no final.

Dê uma olhada em frases de exemplo:

  • The old woman got hurt when she fell. (A senhora se machucou quando ela caiu).
  • One winter night the temperature fell 15 degrees between midnight and 5am. (Em uma noite de inverno a temperatura caiu 15 graus entre meia-noite e 5 da manhã).
  • While reading a book, I fell asleep. (Enquanto estava lendo um livro, eu caí no sono).

Veja também as diferenças entre WAY e MANNER; e CONSIDERABLE e CONSIDERATE.

FILL

Por fim, a palavra FILL significa “encher” ou “preencher”.

No sentido de “encher” é colocar algo dentro de um compartimento até não caber mais. Quando você FILL alguma coisa, essa coisa fica FULL ou FILLED, ou seja, cheia.

Já no sentido de “preencher” é como se fosse “completar”: fill the blanks (preencher as lacunas), fill the form (preencher o formulário).

FILL também pode ser usado de uma forma mais figurativa, como “the smoke filled the room” (a fumaça “encheu” a sala) ou “a mind filled of dreams” (uma mente cheia de sonhos).

A palavra FILLED, assim como FULL, também significa “cheio”.

A pronúncia de FILL também é bem curta, como se fosse “fil”, falando o “i” bem rapidinhoe o ‘l” enrolado.

Entenda com exemplos:

  • Fill the bottle with water. (Encha a garrafa com água).
  • filled in my name on the form. (Eu preenchi meu nome no formulário).
  • John filled the room with cardboard boxes. (John encheu o quarto com caixas de papelão).

REVIEW

Como você pode ver, FEEL, FELL e FILL só são parecidos no nome. Seus significados são completamente diferentes.

FEEL ? sentir

FELL ?passado de cair (“fall”)

FILL ? encher ou preencher

Have a good night and see you tomorrow!

Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário e compartilhe o post com os seus amigos!

PS: se você quer acelerar ainda mais o aprendizado do inglês, faça o download gratuito do livro “Como Aprender Inglês em um Intercâmbio Sem Sair do Brasil”. Clique aqui para baixar.

Ainda descubra no livro por que usamos cores e áudios em todos os EBBs!

Gostou? Deixe um comentário!