HARD e DIFFICULT. Tem diferença? – EBB #24

Tempo de leitura: 4 minutos

HARD e DIFFICULT. Tem diferença? – EBB #24

Welcome to English Before Bed #24! Hoje vamos falar sobre uma dúvida de muitos brasileiros em relação ao inglês: HARD e DIFFICULT tem diferença?

Como já vimos nos EBB anteriores, muitas palavras com significados iguais são usadas em situações diferentes.

São os casos de hear e listen; see, look e watch; shout yell e scream; problem e trouble; prefer e would rather; will e going to; very e too, e por aí vai!

HARD e DIFFICULT é mais um desses casos ou podem ser usados de acordo com a preferência de quem fala? Como dizer “difícil” em inglês.

A verdade é que as palavras HARD e DIFFICULT são intercambiáveis, ou seja, uma pode substituir a outra sem mudar o sentido da frase.

Ufa! Menos uma coisa para se preocupar no inglês.

Mas, apesar de você poder escolher qual usar, HARD e DIFFICULT ainda possuem pequenas diferenças entre si. Vamos ver quais são elas.

Pratique diariamente o que é ensinado no English Before Bed lá no Instagram Stories! Quero ver quem vai conseguir gabaritar os quizzes! Lá também tem resumos em vídeo dos EBB! Clique aqui para acessar o perfil ou procure no app por @lucasgilbertoficial.

HARD

A palavra HARD pode ter vários significados. Além de “difícil”, como já vimos neste post, o principal significado para HARD é “duro”, aquilo que é resistente a pressão, o contrário de “mole” mesmo.

O curioso é que algo “duro”, em português, dependendo do contexto também pode significar “difícil”, como, por exemplo, em “foi duro chegar até aqui” ou “é duro aguentar esse barulho”.

Há que diz que HARD, no sentido de “difícil”, é mais usado mais para tarefas físicas ou manuais, menos intelectuais, como cortar madeira ou correr uma maratona.

Apesar disso acontecer, HARD pode ser usado em qualquer situação para dizer “difícil” e é considerada uma palavra mais informal para tal.

Exemplos:

  • It’s hard to run a marathon. (É difícil correr uma maratona).
  • We’re going to have to make some hard choices. (Nós vamos ter que fazer algumas escolhas difíceis).
  • Their story is hard to believe. (A história deles é difícil de acreditar).
  • It’s hard not to worry about her. (É difícil não se preocupar com ela).

DIFFICULT

DIFFICULT é uma palavra que significa apenas “difícil”.

O curioso é que DIFFICULT é uma palavra considerada formal e menos usada que HARD no dia a dia dos falantes nativos da língua inglesa, mas como DIFFICULT parece muito com a palavra “difícil” em português, nós brasileiros costumamos usar mais DIFFICULT do que HARD quando falamos inglês.

Algumas pessoas dizem que, ao contrário de HARD, DIFFICULT é usado para dizer que alguma atividade mais intelectual é difícil, talvez devido à formalidade no seu uso.

O fato é que, na prática, tanto faz usar HARD ou DIFFICULT para dizer “difícil” em inglês. Apenas tenha em mente que um é mais formal do que o outro.

Exemplos com DIFFICULT:

  • We were asked lots of difficult questions. (Nós fomos perguntados várias perguntas difíceis).
  • Yesterday’s test was very difficult. (A prova de ontem foi muito difícil).
  • It’s more difficult than it sounds. (É mais difícil do que parece).
  • These changes will make life difficult for everyone involved. (Essas mudanças vão deixar a vida difícil para todos os envolvidos).

Obs: a palavra TOUGH também pode significar “difícil”. TOUGH é ainda mais informal que HARD. (TOUGH se pronuncia “tâf” – foco para o acento circunflexo no “a” e o “gh” que tem som de “f”).

REVIEW

HARD ? mesmo significado que DIFFICULT, só que mais informal.

DIFFICULT ? mesmo significado que HARD só que mais formal.

Have a good night and see you tomorrow! Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário e compartilhe com os seus amigos!

PS: se você quer acelerar ainda mais o aprendizado do inglês, faça o download gratuito do livro “Como Aprender Inglês em um Intercâmbio Sem Sair do Brasil”. Clique aqui para baixar.

Ainda descubra no livro o porquê que usamos cores e áudios em todos os EBBs!

Gostou? Deixe um comentário!