Por que a Black Friday se chama Black Friday? – EBB #290

Tempo de leitura: 3 minutos

Por que a Black Friday se chama Black Friday? – EBB #290

Welcome to English Before Bed #290! Depois de já termos entendido a origem do nome Halloween, nesta aula vamos entender por que a tão famosa Black Friday se chama Black Friday.

A Black Friday é a quarta sexta-feira de novembro, dia em que muitas empresas em vários países fazem grandes descontos em seus produtos para o público.

A Black Friday chegou ao Brasil apenas no ano de 2010, com as lojas de comércio online, e a cada ano se torna algo mais difundido e mais empresas começam a participar.

Só que a tradição da Black Friday é antiga e agora vamos entender como ela começou.

A Origem

A Black Friday passou a existir devido ao feriado do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), o principal feriado existente nos Estados Unidos.

O Thanksgiving ocorre todo ano na quarta quinta-feira de novembro e é quando toda a família se reúne para agradecer as coisas boas do ano.

A Black Friday é exatamente o dia após o Thanksgiving e esse nome surgiu na cidade da Filadélfia, dado pelos policiais locais.

Nos anos 50, os policiais da Filadélfia começaram a chamar de Black Friday o dia após o Thanksgiving devido ao caos que ficava a cidade nesse dia, em que a cidade era inundada de gente, principalmente porque no sábado era o dia do tradicional jogo anual de futebol americano entre o exército e a marinha.

Assim, nenhum policial conseguia tirar folga nesse dia e, além disso, ainda precisavam trabalhar muito mais para lidar com as confusões que ocorrem em lugares com muita gente, como trânsito, brigas e furtos.

Essa sexta-feira caótica foi então apelidada de “sexta-feira negra” pelos policiais.

Como virou o que é hoje

Em 1961, o nome “Black Friday” tinha pegado na Filadélfia, mas possuía uma conotação negativa. Os lojistas da cidade tentaram de tudo para mudar o nome para “Big Friday”, mas sem sucesso.

Esse termo não era conhecido no resto dos Estados Unidos até o final dos anos 80, quando os lojistas locais resolveram reinventar a “Black Friday”, com o objetivo de transformá-la em algo positivo.

Como resultado, eles inventaram a ideia do “vermelho para o preto” (red to black). O que isso significa?

Ficou decidido que a Black Friday marcaria o dia em que as lojas nos EUA finalmente sairiam do prejuízo (vermelho) e começariam a ter lucro (preto).

Para que isso acontecesse, os lojistas decidiram fazer várias ações e promoções para movimentar o comércio e fazer com que a “sexta-feira negra” se tornasse o dia com mais vendas no ano.

A Black Friday hoje marca o início da temporada de compras para o Natal nos Estados Unidos.

O nome pegou, a sua origem negativa na Filadélfia foi sendo esquecida aos poucos, e hoje não só os Estados Unidos, mas também vários países do mundo, utilizam o termo Black Friday para se referirem à quarta sexta-feira de novembro, dia que as lojas dão vários descontos para movimentar o comércio.

Agora você já sabe por que a Black Friday se chama Black Friday!

Have a good night and see you tomorrow!

Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário e compartilhe o post com os seus amigos!

PS: se você quer acelerar ainda mais o aprendizado do inglês, faça o download gratuito do livro “Como Adultos Aprendem Inglês – O Guia Definitivo”. Clique aqui para baixar.

Gostou? Deixe um comentário!